27 de janeiro de 2006
POR QUE NO VÊ-LAS???

Voltando para casa depois de um dia inteiro de trabalho, me deparo com uma das piores coisas que podem acontecer num dia de calor intenso: Engarrafamento.
E eu me perguntando: por que eu? Por que comigo?
O sol queimando o asfalto, o suor escorrendo feito água, nenhum vento pra refrescar, o sol esquentando a lataria da kombi, e eu me sentindo uma sardinha enlatada!
Pior: uma lasanha no microondas!
Sem ter pra onde correr, você tenta se distrair com o que pode.
Até que reparei no adesivo do carro da frente:

"NÃO ME ACOMPANHE, NÃO SOU NOVELA"

Comecei a pensar:
Por que as pessoas acompanham novelas?
Lembrei que uma vez, uma professora minha (noveleira, óbvio) me disse que as novelas eram um jeito moderno de contar histórias!
Segundo ela, as pessoas são acostumadas desde crianças a ouvir histórias contadas pelos pais e quando crescem, transferem essa responsabilidade para a televisão.
Desde a invenção do "radio novela" na época em que ainda não existia televisão, tem sido assim, uma história atrás da outra.
O mesmo acontece com o cinema, sendo no cinema, é uma história por vez.

Eu discordo e tenho outras teorias
Eu penso que novela é um veículo disfarçado para propagação da arte da fofoca!
-lá vem a Honey com as teorias de conspiração-
Mas é sério!
Se fosse um simples caso de transferência, seria até plausível dizer que o fato de assistir novelas substitui as histórias contadas pelos nossos pais!
Mas eu acho que é mais do que isso!
Um simples caso de transferência seria a pessoa ser viciada em ler livros - por exemplo!
Você contaria uma história de novela para seu filho dormir?
Imagina alguém tentando fazer uma criança dormir contando as desventuras da Sol!

Mas ao meu ver, novelas são o meio que as pessoas encontram de vigiar a vida dos outros, ainda que esses outros sejam personagens fictícios de histórias inventadas.
Não vejo outra razão para isso, como também não vejo outro motivo para a criação de reality show tipo o BBB.
Todo mundo quer "dar uma epiadinha" na vida alheia, fuxicar mesmo! O BBB nada mais é do que uma fofoqueirança* generalizada no horário nobre!
Ficam lá os ratinhos de laboratório dentro da jaula e os desocupados observando-os.
Mas não vou falar de big bhother [pelo menos não agora], porque por mais que eu ache aquilo tudo armação da globo, estou falando de novelas!

Sabem o quanto as revistas de fofoca de novelas faturam?
Revistas especializadas em vida de artista, ainda vendem menos do que as de fofocas de novelas!
E o Vídeo Show - O programa oficial de novelas da globo?

Eu não entendo essa manipulação que as novelas [e a mídia em geral] exercem sobre as pessoas!
A industria noveleira manipula a audiência, a moda, a fala, o comportamento, o caráter e até mesmo os nomes dos bebês dos telespectadores!

-quantas "Marias Claras" vocês acham que nascera na época de "Celebridade"?
Milhares!

-e quantas "Sols" devem ter nascido enquanto passava "América"?

Não duvido nada que os registros do cartório devem estar bombando com um monte de "vitórias" recém-nascidas!
Eu passo na rua e vejo a mulherada usando os vestidos no melhor (?) Estilo "vitória" [o que eu pessoalmente acho breguíssimo]

-Os adoslescentes viram et's se não sabem as gírias usadas em Malhação e [custo a acreditar que alguém veja isso] Rebelde! [nem falo nada sobre Floribela].

-Se a personagem principal, a mocinha da novela, é boazinha - vira espelho de comportamento!
Ps:eu gosto dos anti-heróis

A "Nazaré" de "Senhora do destino" virou a "bruxa da cara feia".
O que eu vi de mãe dizendo "fica quieto menino, se não eu vou chamar a Nazaré heim!" Não está no gibi!
Aliás, a "Nazaré" é a minha eleita melhor vilã! Eu era doida pra ela dar um pau na Maria do Carmo!

Atualmente só tenho visto "Prova de amor" na Record [que por acaso, ta dando uma lavada na globo].
O triste é constatar que tem muita gente vendo rebelde
Alias, falando em novela, ninguém merece as mexicanas e as enlatadas mexicanas fabricadas no Brasil
Mariana da noite, Maria do bairro, Maria Mercedes, Canavial de paixões, Os ricos também amam - façam-me o favor!!!
Em casa não tem jeito: sempre tão vendo novela!
E se você não pode vencê-los, una-se a eles!
O mais engraçado, é que minha mãe concorda com as minhas teorias e vive falando mal de novelas - mas vê!
Novelas - todas são iguais, todas têm a mesma fórmula e o mesmo lero-lero de sempre!!!

A mocinha e o mocinho que se amam e por algum motivo não ficam juntos [só no último capítulo], se um deses se casas, pode apotar que a esposa/esposo morre para que eles possam ficar juntos.
Tem um bandido que apronta todas pra ser preso [ou enlouquecer/morrer] no último capítulo.
Tem umas crianças engraçadinhas, um núcleo pobre com pagode/funk, um engraçado e um triste...
E todos vivem felizes pra sempre no último capítulo... Afff!!!
Tudo tão previsível!!!

Eu poderia fazer uma dissertação enoooooooorme sobre as características usuais de novelas...
Mas a minha compaixão pelas pobres almas que lêem esse blog é grande, então vou apenas propor os tópicos, deixando o restante a cargo de vocês!!!

É TIPICAMENTE NOVELÍSTICO:

*Dizer o nome completo das pessoas durante uma conversa [principalmente as pessoas do núcleo rico]
Exemplo:
-o que? O Vitor Lopo Junior ia se casar?
-O fulano sicrano de tal nome e sobrenome bla bla bla

*Não existem conhecidências! Nunca tem 2 pessoas com o mesmo nome! Em novelas só existem 1 João, 1 Maria, 1 José e assim por diante.

*As pessoas atendem o telefone no máximo no 2° toque.
Sem contar que a pessoa que ligou deve falar na velocidade da luz!
Por exemplo:
A pessoa vai receber uma notícia ruim
Toca o telefone: triiimmmm [ou piiim ou tanana nanan nananm]
A pessoa diz: alô?
Em seguida grita, chora, larga o telefone com a outra falando sozinha...
No mínimo, quem ligou não deve ter tido a mínima sensibilidade e deve ter dito: fulano morreu!
E pronto!!!

*Não existem operadores de telemarketing ligando pra casa das pessoas, enchendo o saco!

*Ninguém paga contas e ninguém aparece em filas de banco, mercado...

*Personagens de novelas não tem necessidades fisiológicas!
Ninguém vai ao banheiro, a não ser para chorar em frente ao espelho ou para tomar um banho sensual [sozinho ou acompanhado]
O que rende ao ator/atris vários convites para trabalhos como Playboy, Paparazzo, G Magazine..
Nota: repararam que o sabonete nunca cai?

*Ninguém é feliz! Os casais só conseguem ficar juntos no final!

*Tem sempre um amor impossível, famílias rivais, um revoltado, um bobão e uma boazinha!

*As pessoas sempre digitam/escrevem falando em voz alta!

*Quando aparece alguém digitando alguma coisa, não usam barra de espaço.

*Quando toca a campainha, ninguém olha no olho mágico antes de abrir a porta!

*Basicamente todo mundo se conhece, ou conhece alguém que conhece outro alguém. Não existe grupo isolado, os núcleos são interligados.

*No mundo todo só existem as cidades da novela!
E todo mundo vem e volta do exterior com a maior facilidade do mundo! [claro, miami, marrocos, eua - são aqui do lado, só não viaja quem não quer]

*Todo mundo pega alguém, até os viadinhos pegam as mulheres! Ninguém é arroz de festa [e quando é, no fim consegue alguém]

*Os atores de quase 30 anos, também fazem personagens adolescentes.

*O caráter de um personagem muda da noite pro dia. De um capitulo para o outro os maus ficam bons, os bons ficam maus, esquecem seus amores.

*Não existem bandidos que se dão bem, todos vão pra cadeia, morrem ou enlouquecem.

*Na mesa, alguém sempre perde a fome quando outra pessoa fala alguma besteira! Todo mundo esbanja dinheiro, pode estragar e disperdiçar comida!

*Quando alguém viaja pro exterior, sempre tem alguém [ou todo mundo] que fala português!


É essa é a cultura brasileira???



E chega - porque esse assunto me cansa!!!


Marcadores: , ,