4 de junho de 2007
Você lê???


Deve ter quase uma semana que eu terminei de ler esse livro, mas como andei conversando sobre ele com algumas pessoas dos grupos de leitura, resolvi escrever aqui [e pq não?] o que eu achei do livro...

Lolita, de Vladimir Nabokov

Foi uma tremenda luta terminar de ler esse livro...
Lá pelos capítulos finais eu dei uma empacada... Não por culpa da leitura, que em muitos momentos pode ser cansativa, mas por preguiça mesmo... Coisa feia, tcs, tcs, tcs...

No começo da leitura, lembro-me de ter comentado com algumas pessoas que estava achando o livro “sujo, imundo” mas ao mesmo tempo fascinante.
É o tipo de leitura que você devora pela ansiedade, por querer saber o que vai acontecer, o que o personagem vai fazer...
E a narrativa do livro é muito rica em detalhes, descrições, cenários... [além de sarcástica, livre de pudores e suja] Faz o leitor visualizar exatamente o que o autor pretende passar.
Tantos detalhes, talvez tenham me cansado um pouco, mas isso porque eu sou meio afoita pelo próximo passo, próximo acontecimento... Muitas vezes tive que parar, refletir e ler novamente, quer fossem alguns parágrafos enoooooormes, ou alguma frase em francês difícil de interpretar pra quem não sabe francês... O legal é que com livros assim, a gente sempre aprende palavras novas, desconhecidas [e dá-lhe Aurélio ao lado]

Esse livro retrata uma mente perturbada, de um homem de meia idade, apaixonado por uma menina com idade para ser sua filha. Vergonhosamente, o leitor acaba torcendo por ele em alguns momentos, por notar a tortura interna e a eterna luta da mente de um homem totalmente obsessivo com o comportamento e com as artimanhas e atitudes de uma "ninfeta" nem um pouco ingênua.

Humbert Humbert é um homem culto, respeitado, mas que tem uma grande perversidade e obsessão por jovens, que um dia conhece a menina que mudaria radicalmente sua monótona vida e então se apaixona perdidamente por Lolita, uma menina de 12 anos.
O livro retrata um amor sem pré-conceitos de idade mas pisoteia qualquer regra de ética e bom senso e cospe na cara da sociedade por burlar essas regras de maneira tão sórdida.
Trata-se de um romance condenável e apaixonante. As atitudes do protagonista são muito pouco louváveis, até o ponto em que sufocam Lolita de ciúmes, exigências e super proteção.
O que obviamente só poderia acabar em tragédia! Uma tragédia menor do que a que eu imaginei durante a leitura, mas ainda assim uma baita tragédia.
Vemos claramente o personagem perder o juízo, a lógica, a razão...

Não busquei nenhum dado específico para falar desse livro a vocês, mesmo porque, não procurei saber nem mesmo para mim
Mas sei que foi um escândalo na época em que foi lançado, teve problemas com censura e coisas do gênero. O que é perfeitamente compreensível e aceitável, pelo teor do conteúdo [hohoho]

Finalizando, é um livro intrigante, envolvente e inteligente.
Eu até colocaria aqui alguns trechos, frases de efeito, partes que eu considerei brilhantes e outras desconcertantes, mas para não tirar a sedução natural da leitura e para despertar o interesse de vocês, deixo apenas esse relato superficial...
E espero que seja o suficiente para despertar vocês para esse romance de Vladimir Nabokov!


E bem... Se você não gosta de ler, eu vou repetir as palavras de um amigo meu [não necessariamente com essas palavras] :
"Eu tenho pré-conceito de quem não gosta de ler, penso logo que a pessoa não tem nada na cabeça e que eu não vou ter nada de inteligente pra conversar com ela!"
Sim, eu lamento por você que não lê! Eu leio!!! [hohoho]




Honey também é cultura, tão pensando o que? [hohoho]









Não quer comprar? Então baixe aqui:
Lolita - Vladimir Nabokov




_____________
Ps:
AQUI hj

Marcadores: