5 de fevereiro de 2007
Em BH...
Eu e Thays:
-Eu vou voltar pro rio falando mineirês!
-Como assim?
-Vou chegar falando ôcê, trem, sô, uai...
-Mas eu não falo uai, sô!
-rsssss



Nessa viagem eu realizei um dos grandes sonhos que eu tinha: conhecer Ouro Preto!

Assim que se chega, ao ver a cidade lá do alto a impressão que se tem é de estar olhando um quadro.
Você olha em volta e não acredita que está lá!
Entrar naquelas igrejas de 300 anos é uma cena de minissérie de época: você respira e sente o cheiro do mofo [rsss]
Altares de ouro, detalhes e esculturas de ouro, obras de Aleijadinho, histórias que os guias contam, detalhes entalhados em madeira, pias de pedra sabão... Chão de pedra sabão!
Você que não tome cuidado ao andar por Ouro Preto pra ver o que te acontece: vai de bunda no chão!
Aqui fica uma dica, para quem quer ir a Ouro Preto e nunca foi: vá de tênis [de preferência com solado antiderrapante]!
Não se atreva a ir de sandália, tamanco ou sapatos desconfortáveis - primeiro porque você não vai agüentar andar e segundo porque não vai parar em pé!
É cada ladeira tão generosa, sabem? Acho que se não estivesse de carro eu não conseguiria ver o tanto de coisa que eu vi! heh
Cada lojinha de artesanato de cocar o bolso pra torrar o dinheiro - não vá a Ouro Preto com cartão de crédito ou talões de cheque!
Numa dessas lojinhas, vi um quadro lindo de 3 elefantes. Quando fomos embora e eu comentei que se tivesse dinheiro levava o quadro, meu primo voltou lá e comprou o quadro pra mim!

Pois é, eu vim de BH carregando um quadro de elefantes!
Parece um sonho você estar num lugar que antes só conhecia em fotos de postal...
Pois tal, eu fui lá!


-tia?
-oi?
-como é que eu vou sobreviver sem esse pão de queijo lá no rio?
-...




Mas nem só de ouro Preto vivi nessa viagem!
Outro pólo para gastadores compulsivos é a Feira Hippie!
Para quem nunca ouviu falar, é uma mega feira de artesanato de intenso movimento que acontece aos domingos!
Em média, 3 mil barracas que ocupam a Avenida Afonso Pena todos os domingos. o.Õ
Antigamente, ela acontecia numa praça, mas por causa do grande movimento e grande número de visitantes, desde 91 passou a se realizar na rua Afonso Pena.
O que eu acho interessante em BH é a organização que existe nessa Feira. Imaginem que ela acontece numa das principais avenidas da cidade e que pouco tempo após o término do horário da feira, o trânsito já está liberado, organizado e não existe nem vestígio do tantão de gente que passou por ali pela manhã?




Um lugar que eu não podia deixar de ir, é o Parque Municipal!
O Verde no meio dos prédios - sempre ia lá quando criança!
É um parque enorme, cheio de árvores, um lago com canoas para passeio,
Antigamente, era uma chácara, onde morava o engenheiro Aarão Reis, responsável pelo planejamento da nova capital. [respondendo a quem me perguntou se BH era uma cidade projetada]
=D
Parece um daqueles parques franceses, com roseiras e um coreto no meio do jardim.
Lá dentro, tem também um orquidário lindo de morrer, o teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.
No meio desse clima Greenpeace, tem brinquedos como roda gigante, carrossel, rotor, samba, carrinhos e etc...




Mas foi no Mercado Central que eu fiz a festa, comprando queijos pra trazer na viagem!
Quem conhece o Mercadão de Madureira? Trata-se do mesmo princípio!
Fica bem no centro da cidade e deve ter mais de 400 lojas de tudo que vc imaginar!
Mas os principais são as lojinhas de produtos típicos como os queijos e doces mineiros, as de artesanato, ervas e raízes medicinais e etc...
Ou seja, o lugar ideal pra gastar dinheiro!
heh




BH é uma cidade de naturezas - eu fui até a lagoa da Pampulha comprovar isso!
Não tem dúvidas que é um belo horizonte!
Desde que eu assisti a minissérie JK, que eu fiquei com mais vontade ainda de ir até lá!
Primeiro que eu também sou fã do Oscar Niemeyer e já que está se falando tanto nele ultimamente, não custa nada repetir que a igreja da Pampulha é projeto dele!
Não só a igreja, mas também o museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube!
A Lagoa da Pampulha ficou famosa depois que aquela "vaca" jogou a criança dentro de um saco de lixo, mas merecia ser conhecida pela beleza que tem!
O Zoológico fica ali bem próximo também, mas dessa vez eu não fui lá!




E eu defino como inesquecível, o passeio na Gruta da Lapinha
Mas isso é assunto para outro post...

=D


-ô, ce não vai passar mais 13 anos sem vir aqui não, né?
-posso ficar aqui de vez?
heh

Marcadores: