23 de maio de 2006
O LADO NEGRO DO ORKUT



Pessoal, esse é um texto [longo], que recebi por e-mail do meu amigo Sérgio...
Inclusive, eu o encaminhei para algumas pessoas, mas o tal conteúdo é de tamanha importância, que resolvi postá-lo porque vale a pena ler.

Tomara que o Orkut possa ser utilizado com o objetivo primordial de aproximar pessoas, de criar relacionamentos saudáveis, de diminuir a distância entre as pessoas e tornar esse mundo cada vez menos individualista e efetivamente mais coletivo, espero que muitos se conscientizem e parem de mandar scraps múltiplos, mensagens com links, boatos, correntes, pirâmides, avisos de crianças desaparecidas, peixinhos, macaquinhos e afins.

_______________________________________________________

Eis o texto:

Como o serviço de rede social (social network) mais difundido no mundo tem sido utilizado para enganar as pessoas.
Este texto é importante para a segurança não apenas de todos os que utilizam o Orkut, mas também a todos os usuários da Internet por serem vítimas em potencial.

Um Pouco de História

Muitos não sabem, mas a origem deste estranho nome deve-se ao criador do sistema, Orkut Büyükkökten, engenheiro de software turco que, à época trabalhava no Google. Pelas regras da empresa, seus funcionários podem desenvolver programas independentes. Orkut deu prosseguimento ao projeto que iniciou na empresa que trabalhava antes de ir para a Google, a Affinity Engines, e o produto era divulgado com o nome inCircle. O plágio foi percebido devido à semelhança de 9 bugs idênticos entre o Orkut e o inCircle.

Graças ao apoio do Google, o sistema atingiu o sucesso rápido. O serviço foi lançado em 22 de janeiro de 2004 e em julho do mesmo ano já atingia 1 milhão de afiliados, no final de setembro ultrapassava a marca de 2 milhões, sendo mais de 70% do Brasil, estatística que se mantém até hoje.

A título de curiosidade, a palavra orkut em turco significa "o local das reuniões sagradas".


6 Degraus (Six Degress of Separation)

A tradução literal de degree é grau, no sentido de temperatura ou ângulo de um círculo. No caso de redes sociais é utilizada a palavra em português degrau, por se assemelhar a uma escada de relacionamentos. A teoria diz que qualquer pessoa no mundo pode estar conectada a outra com, no máximo, 6 degraus de distância. Foi formulada inicialmente pelo húngaro Frigyes Karinthy em 1929 e ao longo desse tempo utilizada por diversas universidades, até se popularizar em 1990 com o filme Six Degrees of Separation de John Guare.


O Objetivo Inicial

Certamente Orkut Büyükkökten não planejava fazer uma ferramenta pública de spam ou uma forma de investigar a vida das pessoas. A intenção era realmente montar uma ferramenta que montasse a pirâmide social de uma pessoa, na qual ela poderia ver seus relacionamentos e os relacionamentos dos relacionamentos, materializando assim o conceito de Six Degrees of Separation, na qual o usuário poderia localizar pessoas que não mais tinha contato. O Google gostou da idéia e, pensando comercialmente, disponibilizou a ferramenta. Agora o objetivo era realmente coletar dados das pessoas para fazer marketing dirigido através da ferramenta de pesquisas Google. Tecnicamente falando, os dados do Orkut ficam armazenados no computador do usuário no mesmo cookie que o Orkut. Dessa forma o Google se tornaria a ferramenta de publicidade dirigida mais poderosa do mundo. Fato que não iria causar mal aos usuários, uma vez que as propagandas só aparecem quando feitas pesquisas no Google. A empresa não tem intenção de violar esta regra de privacidade pois com isso mantém a confiabilidade dos seus usuários.


Um Bicho Chamado Homo Sapiens

Até aqui estaria tudo bem, não fosse uma variante não prevista no projeto pela equipe de desenvolvimento. Eles esqueceram que quem utilizaria o sistema seriam seres humanos, raça que tem uma incrível capacidade de planejar e executar o mal em benefício próprio, não se preocupando com as repercussões de seus atos às outras pessoas ou à sociedade como um todo.

Logo apareceram os espertos que viram no sistema uma super ferramenta para fazer coisas até então trabalhosas. E logo o Orkut passou a ser utilizado para envio de e-mails não autorizados (spam - prática odiosa), espionagem, hoax (divulgação de boatos), vírus e outras coisas mais. A parte que eu gosto neste tópico é que "malandro demais se atrapalha", e algumas ferramentas para uso exploratório do Orkut, na verdade são ferramentas para causar mal ao próprio usuário da mesma.

Então vamos no tópico a seguir, aprender a nos proteger desse tipo mal que assola a Internet.


Como se Proteger

A primeira regra para não ser pego de surpresa pelo Orkut é a mesma que sempre digo e que serve para qualquer serviço online. Não tente ser malandro e violar o sistema, não acredite em coisas gratuitas que pedem seu login e senha, seja do Orkut ou qualquer outro serviço.

O golpe mais perigoso que tem vitimado os usuários, são ferramentas que propõem automatizar tarefas dentro do Orkut, como envio automático de scraps para todos os seus contatos. Para que estes serviços funcionem, é necessário que você informe seu login e senha. Não faça isso nunca.
Mesmo que o serviço em questão não seja fraudulento, existem vírus que rastreiam a Internet e descobrem seus dados de acesso no momento que você envia para a ferramenta (por conta disso os bancos utilizam aqueles terríveis teclados virtuais, desta forma sua senha fica protegida contra esse tipo de vírus - a utilização de bancos online é uma prática muito segura), ou seja, a ferramenta pode até ser idônea mas nesse momento o vírus já transmitiu seu login e senha para o cracker (hacker é qualquer pessoa que tenha domínio profundo de programação, quando este conhecimento é utilizado para o mal, então o título é cracker)que poderá, entre outras coisas, utilizar o seu perfil no Orkut, alterar seus dados pessoais, ou simplesmente coletar os e-mails dos seus amigos para enviar spam ou vírus.

Não espalhe boato. Se você receber alguma mensagem falando qualquer coisa sobre mudanças no modus operandi do Orkut, não acredite. Entre no Orkut e vá para a seção Notícias/News e então confira se aquela informação é real. Caso a informação não esteja publicada nas notícias, é porque se trata de um hoax (boato divulgado pela Internet), não é real. Eu fiz uma pesquisa na seção em questão e lá tem todas as dicas de segurança necessárias para o usuário não cair em nenhum golpe, mas ninguém entra lá para ver.

Vou citar abaixo o hoax mais recente que está circulando no Orkut:

"Urgente. Muda o teu orkut. Mensagem: Passe essa mensagem pra 15 pessoas diferentes e seu orkut vai ficar com o fundo verde e passará se chamar OrCut! Isso não é uma brincadeira, todos ja estão mudando e quem não mudar até o dia 30 deste mês (abril) perderá o registro e todos os amigos do Orkut antigo e terá de refazer o cadastro! Por Favor envie esta mensagem o mais rapido possível! Ou então continue no Orkut mesmo, porém ele vai ser pago entao corre"

Outra:

"FOI CONFIRMADO ONTEM PELA REDE GLOBO QUE O ORKUT VAI PASSAR A SER PAGO. EXATAMENTE, O ORKUT VAI SER PAGO. A ÚNICA MANEIRA DE ISSO NAO ACONTECER EH ATUALIZANDO SEU PERFIL ENVIANDO ESSA MENSAGEM PARA O MÁXIMO DE PESSOAS QUE PUDER. APÓS ENVIAR PARA UMAS 15 OU 20 PESSOAS (O NÚMERO VARIA DE ACORDO COM O NÚMERO DE AMIGOS) APERTE A TECLA 'F5'. O SEU PROFILE INTAO ESTARA ATUALIZADO PARA A VERSAO PLUS DO ORKUT (VERSAO ESTA QUE NAO EH PAGA). MAS ATENÇAO, QUEM NAO ATUALIZAR SEU ORKUT, OU NAO INSERIR UMA CONTA PARA PAGAMENTO, TERA SEU PROFILE CANCELADO APARTIR DO INICIO DO MES QUE VEM. ATUALIZE SEU ORKUT O MAIS RÁPIDO POSSIVEL"

Observe que ambas as mensagens acima possuem erros grotescos de português. Você acha mesmo que uma equipe extremamente séria e competente como a do Google cometeria erros tão primários? A segunda mensagem, então, diz que foi divulgado na Rede Globo! Em que programa? Em qual jornal? A primeira dica para você desconfiar é que em todas estas mensagens há um apelo muito grande para que você repasse para um número específico de pessoas em um intervalo de tempo curto.
Isso sempre é característica de spam, o câncer da Internet.

Outra característica importante de um spam: Mensagens dizendo que o Orkut (o MSN Messenger também é vítima da mesma mensagem) passará a ser pago e que a única forma de evitar isso é que esta mensagem seja repassada a 15 mil pessoas. Você acha mesmo que se fizesse parte da estratégia da empresa passar a cobrar pelo serviço, que 15 mil e-mails mudaria a decisão deles? Antes de repassar este tipo de mensagem, confira com o serviço a veradicidade da mesma. No caso do Orkut, isso já foi explicado acima.


Clique Aqui Para Destruir Seu Computador

Outra forma comum de distribuição de malware (praga eletrônica, um novo termo utilizado para expressar os vírus, hoaxes, spams, phishing, etc.) são os scraps. Está na moda agora vir figurinhas coloridas desenhadas com caracteres dizendo "clique aqui para ver a mensagem completa" ou coisas desse tipo. Nunca entre! Na maioria das vezes você vai clicar e vai contrair um vírus. Observe que esses links sempre apontam para um endereço que termina com ".exe" ou ".scr" que, invariavelmente, executará um malware em seu computador.

A essa altura você deve estar pensando "mas o último pinheirinho que recebi foi enviado pelo meu amigo".
Não, não foi seu amigo que enviou, foi um vírus que entrou no computador dele e lhe enviou esse scrap assumindo a identidade do seu amigo.
Ou se seu amigo realmente fez isso, ele fez por ingenuidade, copiando desses sites engraçadinhos que oferecem complementos para o Orkut.
Sendo assim, nunca cometa o erro de clicar em um link desses.

Na verdade, o scrapbook não deveria ser utilizado para este fim.

Isso para não falar em outras pragas que circulam por e-mail, como um suposto brinde do Boticário ("clique aqui para ganhar seu prêmio"), informações de dívidas com a Embratel, Serasa, Receita Federal, Lojas Americanas, Submarino ("clique aqui para ver sua dívida", ou "clique aqui para baixar o programa da Receita Federal"). Essas que eu lembro agora. Todas as citadas são vírus, não
clique nos links de forma alguma. Pense sempre no seguinte:

- Se você não fez nenhuma transação online com os perfumes "O Boticário", eles não podem lhe enviar um prêmio. Até mesmo porque, o site da empresa informa sobre esta fraude.

- Lojas Americanas, Submarino e outras grandes redes de lojas são empresas sérias e não lhe enviariam um e-mail informando sobre uma suposta compra que você não fez. Observe que essas fraudes sempre têm falhas de português ou diagramação, erros que os departamentos de marketing dessas empresas jamais cometeriam.

- Receita Federal, Serasa ou outros órgãos públicos. Estes órgãos não informam por e-mail que você está endividado. Nunca acredite.

- Cartões virtuais tipo "O Carteiro" e outros. Eles não estão mais disponibilizando seus cartões através de "clique aqui para abrir", devido ao incrível número de fraudes que rola utilizando o nome de suas empresas.



Quer uma dica infalível contra as fraudes acima?

Sempre que houver um "clique aqui" para qualquer coisa, pare o mouse sobre o link sem clicar e observe o endereço que vai aparecer. Se terminar com ".exe" ou ".scr" não há dúvida, é vírus. Fique atento porque alguns se disfarçam colocando um link imenso e lá no final tem um ".htm.exe" ou .jpg.exe". O que vale é a última extensão, nesse caso, ".exe"





Esclarecimentos feitos?
A Honey tamém é informação!!!

Mais um Serviço de Utilidade Pública fornecido por este blog!

=]

Marcadores:

 
16 de maio de 2006
ME ODEIE!!!


Dizem que mulher precisava vir com manual, não é mesmo?
Dia desses, um amigo meu com quem vivo discutindo me disse:
"maldita hora que eu perdi a tua bula, porque assim, é dificil pra caramba te entender"
Então tá
Por sorte, eu guardei uma cópia

Bula:

Antes de mais nada, me odeie!
É mais fácil do que gostar de mim
"tô facinha, facinha" é coisa que você nunca vai ouvir.
Eu nunca estou/sou fácil, todo mundo diz!
Gostar de mim, não vai ser fácil para você!
Você vai precisar ter paciência comigo e entender as variações constantes do meu humor
E entender que se eu disse que te odeio e depois que te amo, eu não sou louca
Eu realmente te odeio, mas te amando!
Não venha afobado, sente, pegue um drinque e converse comigo
Me fale da sua vida, dos seus planos, das suas ambições
Me mostre as cicatrizes da sua infância e me pergunte como consegui as minhas
Fale de você, principalmente das suas falhas, porque eu gosto de saber o quanto humanas as pessoas são
Me olhe nos olhos, me soque o estômago com a sua sinceridade
Nunca minta, não me engane, não me traia... Me atraia!
Grite comigo, exponha sua opinião, me cante, me fale, me irrite
Me tire do sério ao ponto de eu querer esmagar a sua cabeça e torcer o seu pescoço
[mas tome cuidado pra essa minha vontade não virar obsessão, se não eu vou te odiar pro resto da vida]
Cante aquelas músicas que eu gosto de cantar desafinado, ria-me, divirta-me, discuta-me
Fale de filmes, de música, de livros, aprenda comigo e deixe que eu aprenda com você
Me faça acreditar que meu cabelo é lindo mesmo quando está um caos
Tente me entender e suporte minha tpm
Ria do meu estresse mas não ria durante meu estresse
Me defenda, me exponha, me ignore, me cative, me conquiste
Não implique com meus amigos, não tente latir para eles, não se amordace
Faça amizade com meus amigos e me mate de ciúmes...
Deles... Ou ate mesmo de você, quem sabe!
Não me entedie falando de política, não me chateie com rotinas, surpreenda-me!
Não tente me vencer quando eu souber que você está vencido!
Não me interpele, não me constranja, não me envergonhe
Fale sempre o que pensa, mas não fale demais
Não me interrompa!
Faça-me te admirar, por qualquer motivo que seja
Nem que esse motivo seja apenas um belo assovio
Mas que seja!
Me dê motivos para não ir embora, para querer estar com você, para querer saber de você
Me de motivos para desejar ter sua amizade
Mas insisto em dizer, que é mais fácil me odiar
E para isso, não existe posologia
Espere um ataque de fúria que eu tenha, e isole um fato para se magoar
Me ignore quando eu te pedir desculpas
Passe um mês sem me ligar
Surte, tenha alucinações, devaneios... Me conte!
Chegue e vá embora sem me cumprimentar
Aproveite-se dos momentos de raiva para destilar seu veneno e revelar meus segredos
Tome nojo da minha cara
Pense que não sou distraída coisa nenhuma, e jogue na minha cara que eu passo na rua fingindo não te ver
Pegue toda sua culpa e jogue em cima de mim
Aproveite a minha má fama e queime meu filme
Faça tudo que você puder contra mim
Me envenene com intrigas, faça fofocas com meu nome
Empenhe-se em me atrapalhar, me incomodar, me odiar!
Me odeie muito, entre para a minha lista negra e me coloque na sua
Mas nunca cometa a insanidade de gostar de mim
Porque depois disso, você nunca mais vai ter sossego!
E se eu gostar de você, nem se fala!
O tanto que eu vou te pentelhar, vai fazer você se arrepender de não ter seguido corretamente essa bula!
Se ainda assim, quiser se arriscar, a responsabilidade será sua!
Toda sua!
Mas faça tudo da maneira correta, ou seja, da maneira errada!
E a maneira errada, trate de fazer bem certa!


Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças pentelhas que insistem em brincar de médico.
Contém partes pequenas que podem ser engolidas
No caso de irritação, tome um calmante!
No caso de reação alérgica procure um profissional capacitado
Ele lhe dirá o que fazer
E já que você leu até aqui, não esqueça da recomendação mais importante:
Morra de rir quando ler essa bula pretensiosa!!!

Marcadores:

 
8 de maio de 2006
Como vai?


É muito o tanto que tenho pensado em tudo.
É tudo o que tenho sentido no tanto.
É muito que tenho pensado no tanto.
Tanto tempo sem saber,
E agora descubro sem querer!
Tenho pensado muito em muitos.
Tenho pensado em tantos outros,
Tantos muitos outros,
Tenho pensado em todos!
Tenho refletido sobre a vida,
A minha vida, outras vidas...
E tantas vidas me passam aos olhos
Vistas de outros olhos
Olhos – vistas – visões
Aspectos diferentes
Pontos diferentes
Interpretações múltiplas – diversas
Adversas adversidades pairam no ar
Espalham-se pelo chão
Mancham as cortinas...
Tenho me visto por ai,
E às vezes encontro comigo – com mim – com eu.
Mim não conjuga verbo, eu sei
Mas tenho cometido erros piores
Erros de grafia, erros de impulsos, erros de erros
Tenho pensado muito em tudo
Mas tenho a sensação de que não penso em nada!
E esse tanto muito pensar tem me pesado
E me pesa pensar que o que eu penso me pesa.
Mas não me pesa tanto, pensar o que os outros pensam que eu penso que me pesa!
Tenho pensado que o peso que pesa em mim,
É maior do que o que pesa nos outros
Mas o peso que carrego, na verdade, não me pesa nada
Se comparado ao peso que pesa tanto sobre os ombros de tantos outros!
Tenho reavaliado minhas queixas,
Minhas escolhas, meus planos...
E tenho tido muitas outras queixas sobre minhas queixas
Muitas outras escolhas sobre minhas escolhas
E principalmente
Muitos outros planos pros meus planos!
Tantos outros me dizem essas coisas,
Mas tantas vezes deixei que tantos não dissessem...
E eles acham que eu não estou bem, mas estou!
Isso, porque eles lêem o que escrevo
O que desabafo e o que confesso
E acham que eu não estou bem – mas estou!
E eu já disse isso!
Mas a quem me pergunta como eu vou,
Digo que vou levando, que vou indo
Vou indo com a minha vida,
Vou indo em frente,
Até onde chego, até onde der,
Até onde quando tantos outros muitos não chegam!
E vou indo mesmo, olhando para trás de vez em quando
Mas caminhando!
E respondo apenas que estou bem, mas que vou ficar bem melhor!






Re-Post (postado originalmente aqui)
Só estou repetindo ele, porque é exatamente assim que me sinto hoje!
Sem tempo de explicar com detalhes meu sumiço
Mas se quiserem saber, tenho uma boa explicação aqui

Bjos a todos

Marcadores:

 
1 de maio de 2006
BRIGANDO COM O ESPELHO


Me cansei das minhas mentiras... Daquelas que conto pra mim mesma e ingênua acho que me engano! Queria de despir das vestes que me escondem e mostrar para mim mesma aquilo que reluto em aceitar. Eu quero me dizer um “basta” bastante enérgico e me encostar na parede pra ver qual é a minha! Eu quero mesmo, e juro que ainda me pego pelo braço e me dou uns cascudos. Agora, onde já se viu uma coisa dessas, parece até que sei lá, que coisa... Eu estou realmente perdendo a paciência comigo. Nem adianta me desculpar comigo, porque eu já conheço todas as minhas desculpas, sei de cor... E são todas esfarrapadas. E de tão pobres de conteúdo, esses meus argumentos andam mesmo muito mal trapilhos... Ruim das pernas de verdade! Se eu pudesse sair daqui e ir pessoalmente me dar umas porradas eu iria, porque sei que ficar aqui reclamando não vai resolver nada... E é disso que eu preciso: resolver as coisas. Mas ta difícil e eu estou ficando cansada de mim. A vontade que eu tenho é de me dar um sonoro “tchau” e sair da minha vida de uma vez por todas, mas não consigo! Que bosta, não consigo! Parece que me fiz um chá de calcinha [ou de cueca?], grudei em mim e não consigo ir embora... O que eu não consigo me explicar é que um tchau não é um adeus, e que um basta não é um fim. E que um cansei não quer dizer que morri. Aí eu não sei se a dificuldade é entender o que eu falo ou o que eu quero dizer. Porque se for difícil entender o que eu quero dizer, a culpa é minha e o problema é meu por não saber me explicar de maneira compreensível e no mínimo “inteligível”, mas se o problema for entender o que eu falo, a culpa não é minha, a culpa são dos portugueses que vieram colonizar o Brasil e fizeram essa mistureba de línguas que resultou no nosso arcaico e constantemente sofrido português. Desse jeito, começo a pensar que terei que me explicar por língua de sinais... Aí literalmente me mandarei falar “com a minha mão”, quem sabe com meia dúzia de sinais feios eu consiga me entender? Será que me dando uns tapas, derrepente rola um carinho assim, meio sei lá, um jeitinho de pegar no tranco e suspirar fundo, e pá aí explicando baixinho no pé da orelha fazendo um bafinho quente arrepiar a nuca e assim, sabe, explicando devagar talvez eu consiga entender, assim, quase como um pretexto, sabe? Aí assim, eu ficaria sem graça de brigar comigo, até porque eu estaria pensando em outra forma de atrito, aí sim eu ficaria mais calma, porque ando mesmo muito estressada. Mas não fique aí pensando que eu sou uma devassa porque não sou! O que eu não consigo administrar é esse ódio amoroso que sinto por mim... Porque eu sei que me amo, mas quase sempre me odeio. E aí em certas horas eu não sei se me beijo ou se me mato. Isso porque eu ando mesmo muito cansada de mim e das besteiras que eu ando fazendo. Porque eu não me cato logo num cato, me mordo, me amasso, me aperto, me deixo assim, sem ação? Porque não faço que eu espero que eu faça e ao invés disso fico nessa de “pô, sei lá?”. Cansei de mim e dessas minhas besteiras... Agora vai ser assim, sem teorias e nem meios termos, só praticidade...
Mas deixa pra lá, não vou dizer mais nada...
Nem basta
E nem tchau
Nem tão pouco direi que cansei...
Porque a verdade é que eu não cansei... Eu quero é mais!






“Porque se estou em você e você está em mim, não somos dois em um
Somos um em dois!
Porque se estou em você e se você está em mim,
Somos um só ser!”

Marcadores: